VOCÊ SABE O QUE É OSTEOPATIA?

A osteopatia é uma especialidade da fisioterapia, em que se utiliza técnicas manuais como meio de avaliação, diagnóstico e tratamento (OMS, 2010).

Se originou nos Estados Unidos no final do século XIX e foi desenvolvida pelo Dr. Andrew Taylor Still em 1892, ele acreditava que muitas doenças estavam relacionadas à disfunção no sistema musculoesquelético e que restaurar a função e a estrutura do corpo poderia promover a cura. Com base nesses princípios, desenvolveu as técnicas manuais que se tornariam a base da osteopatia.

• Baseada no conhecimento aprofundado do corpo humano, permitindo identificar e tratar disfunções dos tecidos corporais.

• São realizadas técnicas manuais específicas e voltadas para cada tipo de tecido, sistema, patologia e paciente, tornando-se desta forma, um tratamento único e individualizado.

A Osteopatia reconhece que os sinais e sintomas clínicos de cada paciente são as consequências da interação de múltiplos fatores físicos e não apenas de uma única causa.

Dessa forma, vem se tornando cada vez mais conhecida como uma alternativa de tratamento para diversos tipos de patologia, recomendada inclusive pela OMS, como prática em saúde. Diversos pacientes podem se beneficiar com este tipo de tratamento, desde bebês recém-nascidos até a terceira idade.

É importante ressaltar que cada caso é único, e o tratamento deve ser personalizado para atender às necessidades específicas de cada paciente.