
OSTEOPATIA: O CAMINHO NATURAL PARA ALÍVIO DAS CÓLICAS MENSTRUAIS
As cólicas menstruais, ou dismenorreia, são sintomas que afetam uma grande parte das mulheres durante o período menstrual.
É caracterizada principalmente pela dor na região inferior do abdômen no início da menstruação, mas pode continuar por alguns dias.
Pode também vir associada com de dor de cabeça, náuseas, diarreia e/ou constipação intestinal, bem como, dor na região lombar e quadril, que podem durar todo o ciclo.
É comum mulheres tomarem remédios para alívio dos desconfortos, o que pode apenas aliviar os sintomas, mas não atuar nas possíveis causas deles.
Para que ocorra a descamação da parede do útero, o processo natural da menstruação, iniciam-se pequenas contrações de sua musculatura, caso esse processo esteja disfuncional, com a mobilidade alterada, estas contrações podem ser mais fortes, desencadeando a cólica.
No entanto desequilíbrios hormonais, tensões musculares e fásciais, também podem contribuir para a dor intensa.
Utilizamos técnicas específicas para avaliar e tratar essas disfunções, e concentramos na melhoria da mobilidade dos órgãos pélvicos, como o útero.
O restabelecimento da mobilidade uterina pode reduzir a intensidade das contrações uterinas e, assim, diminuir a dor associada à cólica menstrual.