VOCÊ SOFRE COM INTESTINO PRESO?

A constipação intestinal também conhecida como intestino preso, é considerada uma disfunção gastrointestinal frequente. A elevada prevalência vem sendo considerada como um problema de saúde pública.

Caracterizada pela:

• Dificuldade na defecação seja pela necessidade de esforço

• Diminuição na frequência das evacuações

• Fezes endurecidas ou fragmentadas

• Fezes endurecidas ou fragmentadas

• Sensação de obstrução ou bloqueio anorretal

Está relacionada a hábitos alimentares impróprios, sedentarismo, inibição do reflexo de evacuação, costumes comportamentais, alterações da musculatura pélvica, imotilidade das vísceras ou aderências cicatriciais, podem ser a causa da constipação e a motivação para o tratamento osteopático.

Como parte do tratamento será necessário mudanças na dieta, aumentar o consumo de água e regular a microbiota intestinal.

A osteopatia mostra que a constipação pode ser influenciada por diversos fatores anatômicos e funcionais e que a mobilidade reduzida das vísceras pode contribuir para a constipação, dificultando o movimento adequado das fezes pelo trato intestinal.

O tratamento específico e direcionado tem mostrado muitos benefícios quando atuamos na manipulação visceral, melhorando a mobilidade e motilidade intestinal incluindo o diafragma sistema nervoso autônomo e a pelve, proporcionando ao paciente, uma melhora da sintomatologia e consequentemente uma melhora na sua qualidade de vida.

É importante ressaltar que cada caso é único, e o tratamento deve ser personalizado para atender às necessidades específicas de cada paciente.