OSTEOPATIA: UMA ABORDAGEM EFICIENTE PARA O TRATAMENTO DA HÉRNIA DE DISCO LOMBAR

A hérnia de disco lombar é uma condição dolorosa que afeta muitas pessoas em todo o mundo. Ela ocorre quando o núcleo gelatinoso do disco intervertebral migra para fora de sua posição normal, comprimindo a inervação da coluna lombar.

Como o nervo ciático emerge entre essas vértebras, ele é comumente afetado nos casos de hérnia discal.

A origem da dor envolve vários fatores, como:

• Alterações mecânicas.

• Compressão direta da raiz nervosa.

• Fenômenos inflamatórios induzidos pelo núcleo do disco.

Essas alterações resultam em dor, formigamento e dormência, além das limitações nas atividades diárias.

Na visão osteopática, toda a hérnia de disco é uma região que apresenta uma hiperfunção, ou seja, apresenta uma hipermobilidade. O tratamento osteopático busca encontrar e corrigir todas as disfunções que podem interferir no processo de instalação da doença, devolvendo a funcionalidade dos segmentos hipomóveis e eliminando os vetores de compressão sobre o local.

O tratamento osteopático visa não apenas aliviar a dor, mas também abordar as causas subjacentes da hérnia de disco. Através das técnicas manuais, trabalhamos para melhorar a mobilidade da coluna e reduzir a pressão sobre o disco afetado, abordando também outros fatores que podem contribuir para a hérnia de disco, como desequilíbrios musculares, alterações posturais e diminuições de mobilidade viscerais.

O tratamento quando realizado de forma adequada e individualizada, tem o potencial de proporcionar alívio para os sintomas permitindo que os pacientes recuperem a qualidade de vida e retornem às atividades diárias com mais conforto e mobilidade.

É importante ressaltar que cada caso é único, e o tratamento deve ser personalizado para atender às necessidades específicas de cada paciente.